A Acupuntura tradicional consiste na inserção de agulhas em pontos determinados, repartidos em todo o corpo através dos meridianos.
Atualmente existem várias técnicas de estimulação dos pontos de Acupuntura, cada uma com uma eficiência demonstrada.
Agulhas de Acupuntura:
Consiste na inserção de finas agulhas metálicas em pontos determinados, repartidos em todo o corpo através dos meridianos.
Auriculoterapia:
A Auriculoterapia está baseada na existência de zonas reflexas localizadas na orelha que têm propriedades terapêuticas particulares. Através da estimulação de um ponto na orelha permite estimular um órgão ou víscera específico por intermédio do sistema neuro-vegetativo.
Acupuntura Escalpeana (couro cabeludo):
Todos os canais e meridianos conectam-se na cabeça, especialmente os seis meridianos Yang e os oitos canais extraordinários. Podem ser abordadas diversas patologias, como cefaleias, problemas oftalmológicos e auditivos, distúrbios mentais e disfunções dos órgãos genitais.
Recentemente, devido à eficácia desta técnica no tratamento dos distúrbios do sistema nervoso central, houve um enorme avanço desta forma de abordagem.
Eletroterapia:
A Eletroterapia é uma técnica moderna de estimulação muscular e dos pontos de Acupuntura. Sem dor, fácil de usar e segura, sendo 100% natural. As suas aplicações são variadas: eletroacupuntura, massagem eléctrica e magneto-terapia.
São utilizados aparelhos elétricos que são conectados às agulhas transmitindo estímulos elétricos a determinados pontos do corpo.
Diagnóstico Ryodoraku:
O sistema Ryodoraku possibilita a medição bio-energética mediante os pontos de Ryodoraku (pontos específicos dos meridianos), permitindo realizar um rápido diagnóstico energético do paciente. O uso de instrumentos específicos de diagnóstico eletrónico permite a realização do diagnóstico Ryodoraku, dando a valorização instantânea do estado energético do paciente, tendo a vantagem do sistema computorizado permitir guardar o histórico do paciente e visualizar comparações, evidenciando a evolução do paciente antes e após o tratamento.
Ventosas:
A aplicação das ventosas é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). É uma prática muito popular com benefícios e eficácia demonstrados, quer a nível Ocidental como Oriental. O objetivo é a aplicação de estímulos nos tecidos cutâneos mediante a produção de “vazio”, gerando um fenómeno de aspiração na pele.
Lâmpadas TDP:
São lâmpadas de espectro eletromagnético. Vários estudos têm comprovado que as particulares ondas infravermelhas da lâmpada TDP são altamente benéficas para a saúde. Associada à Acupuntura o uso da lâmpada TDP atua diretamente em transtornos digestivos, locomotores, respiratórios, cutâneos ou do sistema imunitário.Assim, melhora os fluxos sanguíneo e energético.